É uma abordagem psicoterapêutica que permite a dessensibilização e o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas por meio de movimentos bilaterais alternados, sejam eles visuais, táteis ou auditivos. Atualmente, é uma abordagem com ampla fundamentação científica e é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Através do sigilo profissional, o adolescente se sente mais confortável para apresentar suas queixas emocionais e comportamentais, além das dúvidas que acompanham essa fase.
Visando sempre auxiliar você a levantar questões sobre si mesmo, ampliando sua percepção e autoconhecimento.
O que é a EMDR?
EMDR é uma sigla que vem das iniciais em inglês ‘Eye Movement Desensitization and Reprocessing’, que em português significa ‘Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos movimentos oculares’. A EMDR foi descoberta por Francine Shapiro no final da década de 1980. As siglas em inglês são usadas internacionalmente para que a abordagem seja reconhecida de forma uniforme em todo o mundo.
O que é a EMDR?
A EMDR é uma abordagem psicoterapêutica que permite a dessensibilização e o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas por meio de movimentos bilaterais alternados, sejam eles visuais, táteis ou auditivos. Atualmente, é uma abordagem com ampla fundamentação científica e recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para quem a EMDR é indicada?
A EMDR é comprovadamente eficaz para tratar:
Além disso, também é utilizada no trabalho com atletas de alta performance para melhoria de desempenho.
A EMDR pode ser indicada para tratar:
Você sabe como funciona a Terapia EMDR no cérebro?
Descubra, nesta animação narrada por Esly Carvalho, Ph.D., os conceitos básicos sobre o funcionamento do cérebro e como a Terapia EMDR atua nessa incrível máquina biológica para tratar e curar traumas, ansiedade, depressão, fobias e outras questões de saúde mental e emocional.
A adolescência é marcada por muitas transformações, tanto físicas quanto emocionais. No entanto, essas mudanças nem sempre são vivenciadas de forma tranquila, devido à intensidade dos hormônios e à busca de identidade presentes nessa fase do desenvolvimento.
Através do sigilo profissional, o adolescente se sente mais confortável para apresentar suas queixas emocionais, comportamentais e todas as dúvidas que acompanham essa fase.
O tempo de terapia pode variar de acordo com as questões de cada indivíduo. O tratamento baseia-se na confiança e no respeito, garantindo o sigilo sobre todas as questões tratadas. Durante o trabalho, é criado um ambiente favorável, sem críticas ou pré-julgamentos, para que o adolescente se sinta à vontade para falar. O terapeuta escuta e faz as ponderações necessárias para promover uma maior reflexão. Com o tempo, as questões inconscientes tornam-se conscientes, resultando em mudanças nos sentimentos e ações, muitas vezes sem que a pessoa se dê conta disso.
A terapia com adultos se realiza por meio de conversas que promovem reflexões constantes. Na abordagem psicanalítica, trabalhamos fundamentalmente com os conteúdos inconscientes que surgem através das palavras ditas, do silêncio, dos sonhos, das ações e outras formas de expressão. O objetivo é auxiliar você a levantar questões sobre si mesmo, ampliando sua percepção e autoconhecimento. Os encontros são semanais, com sessões de 50 minutos. Durante o tratamento, poderão ocorrer trocas por WhatsApp e e-mail, como uma ferramenta complementar aos atendimentos.
O terapeuta escuta e faz as ponderações necessárias para promover uma maior reflexão. Com o tempo, as questões inconscientes tornam-se conscientes, resultando em mudanças nos sentimentos e ações, muitas vezes sem que a pessoa perceba.
O tempo da terapia pode variar de acordo com as questões de cada indivíduo. O tratamento baseia-se na confiança e no respeito, garantindo sigilo sobre todas as questões tratadas. Durante o trabalho, é criado um ambiente favorável, livre de críticas ou pré-julgamentos, para que o paciente se sinta à vontade para falar. É um espaço onde o paciente pode compartilhar seus sonhos, fantasias e desejos.